Estudo elaborado para efeito de participação num “Concurso Público de Ideias” lançado pelo Município de Monção e mereceu por parte do júri a classificação de “1º Lugar”. A proposta encontra no traçado da antiga linha-férrea o seu principal elemento estruturador. Esta linha, fio condutor quase literal, é rematerializada num percurso pedonal à cota existente (necessariamente nivelado porque herdeiro de um caminho de ferro), ao mesmo tempo que permite organizar a forma urbana em cinco momentos, autónomos mas sequenciais, unindo a terreno mais interior (mais ancestral), junto à Cortina do Souto ao terreno mais exterior (mais contemporâneo), a Poente do Baluarte da Terra Nova. Este elemento estruturador assumirá, assim, a forma de um verdadeiro “Caminho-de-ferro”, uma vez que adoptará a cor e a materialidade desse elemento. A proposta prevê ainda a preservação patrimonial e paisagística do amuralhado envolvente, construção de um parque de estacionamento subterrâneo, recuperação dos edifícios da antiga estação e do armazém da CP, várias estruturas com funções comerciais, habitacionais e serviços, diverso tipo de arborização, mobiliário e sinalética urbana, e dois monumentos: S. Jorge e Coca.
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